Fundação Padre Albino

Nossa História

Abertura do Ginásio Catanduva
Dr. Pedro Além Júnior, após ingentes esforços, abria o Ginásio Catanduva, na Rua Brasil, altura do nº 1089. Na cidade já estavam instalados o Ginásio do Estado e a Escola Normal. O Ginásio Catanduva acolhia muitos jovens que não encontravam vagas nas escolas existentes ou os que quisessem se especializar para entrar no mercado de trabalho.
1939
Expansão
Chegada de seu irmão, o professor Cândido Pedro Além. No início, o Ginásio Catanduva contava com apenas seis alunos.
Em fevereiro de 1940, sessenta e oito jovens eram aprovados no exame de admissão.
1940
Faculdade Comercial de Catanduva
Em 5 de junho de 1941, foi fundada a Faculdade Comercial de Catanduva, anexa ao Ginásio, e depois transformada em Escola Técnica do Comércio.
1941
Inauguração da quadra esportiva
Já com 300 alunos, foi inaugurada a quadra esportiva, que recebeu o nome de “Roberto Mário Amaral Lima” e ficava no local onde está o atual Edifício Santa Cruz, à rua Aracaju, 390.
1944
Curso Técnico de Contabilidade
Foi fundado o Curso Técnico de Contabilidade. Lecionaram durante esses primeiros anos o Dr. Pedro Além Júnior, que era o diretor do Ginásio Catanduva, e Prof. Cândido Pedro Além, que era o diretor da Faculdade Comercial. No mesmo período, Dr. Alcebíades Sarmento foi o inspetor de ensino do Ginásio, ao passo que Prof. Giordano Mestrinelli exerceu esse cargo na Faculdade.
1945
Curso de Secretariado
Inicia o Curso de Secretariado na Faculdade Comercial Catanduva, com aulas práticas de Mecanografia, Contabilidade e Escrituração. Posteriormente, em razão da reforma do ensino daquela época, a instituição passou a denominar Escola Técnica de Comércio – Colégio Comercial Catanduva, permanecendo na Rua Pará nº 959 (esquina com a Rua Aracajú) até o ano de 1979.
1974
Nova Gestão
Sob gestão da Fundação Padre Albino, neste ano acontece a mudança das instalações para o prédio da rua do Seminário, no bairro São Francisco.
1979
Mudança para o atual prédio
Em 22 de fevereiro de 1996, o Colégio Comercial Catanduva, com as bênçãos dos Padre Synval Januário e Padre Fernando Ferreira Pinto, e após as reformas feitas pela Fundação Padre Albino, mudou-se para o atual prédio, que anteriormente havia abrigado o antigo Escritório Regional de Saúde (Ersa) e a Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca), na rua Monte Aprazível, 297. Nesse período, além dos anos normais de ensino (1ª à 8ª série), o Colégio passava a oferecer o Curso Técnico de Contabilidade, Traçagem de Caldeiraria e curso de Desenho Técnico.
1996

Pesquisa: Centro Cultural e Histórico Padre Albino. Acervo.