A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Cada criança é única e pode lidar com as mudanças desse período de maneira igualmente singular. Algumas crianças absorvem a transição com facilidade, outras se sentem empolgadas, enquanto outras podem ficar ansiosas ou desconfortáveis com todas as novidades. Essas emoções terão continuidade positiva ou negativa dependendo da maneira como serão conduzidas no contexto escolar que tiverem inseridas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, documento normativo para as redes de ensino pública e particulares, inclui diretrizes para a organização da transição entre as diferentes fases escolares, com o objetivo de garantir uma boa integração dos alunos e a continuidade do processo de aprendizagem.
No que diz respeito à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, destacam-se as seguintes orientações:
A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo. (BNCC, p.53).
Além disso, sugere-se a possibilidade de conversas e troca de materiais entre os professores das duas etapas tornando mais tranquilo para a criança e pais esse momento de transição.
Acreditamos que o aprendizado deve ser construído de maneira colaborativa, afetuosa e acolhedora. No Ensino Fundamental, incentivamos as crianças a serem protagonistas e a trocarem experiências, estimulando-as a produzir conhecimento e a expressar suas opiniões, participando ativamente dentro e fora da sala de aula. Isso as torna membros ativos e participativos da escola e da comunidade em que estão inseridas.
Nossos professores do Ensino Fundamental atuam como facilitadores, auxiliando a construção do conhecimento coletivo, respeitando a individualidade e o ritmo de aprendizagem de cada um.
Nesta fase, inicia-se e consolida-se o processo de alfabetização e são sistematizados os conceitos e habilidades de matemática, ciências da natureza e ciências humanas. É um momento em que a criança necessita de orientação e receptividade para transitar por essa fase de maneira segura, sólida, motivadora e, acima de tudo, acolhedora.