Fundação Padre Albino

Sistema Maxi de Ensino

Sistema Maxi de Ensino

Há mais de três décadas no mercado educacional, o Sistema Maxi de Ensino tem evoluído continuamente no desenvolvimento de materiais didáticos para a Educação Básica. Fundado em 1986 como uma escola própria, o Sistema expandiu rapidamente sua atuação no mercado nacional e, atualmente, conta com aproximadamente 740 escolas parceiras, atendendo mais de 340.000 alunos.

Nesse percurso, o Sistema Maxi de Ensino se destacou por introduzir uma proposta pedagógica inovadora baseada na Pedagogia Afetiva. Essa abordagem exclusiva integra a afetividade e valores ao material pedagógico, visando a formação integral do aluno em suas múltiplas dimensões humanas. Dessa maneira, o Sistema busca transformar a vida dos alunos e dos profissionais da área da educação, valorizando a qualidade, a tradição, a articulação e a mediação no processo de construção do conhecimento.

Pilares Pedagógicos

Atualmente, a proposta pedagógica do Sistema Maxi de Ensino se baseia na Pedagogia Afetiva, nas habilidades socioemocionais, nas contribuições das neurociências e nas teorias educacionais e concepções pedagógicas.

Pedagogia Afetiva

Desde a sua idealização, a Pedagogia Afetiva se alicerça em três pilares: pedagogia, afetividade e valores e princípios.

Pedagogia

Preocupação com a maneira como se ensina, com quem ensina, com quem aprende e com o que deve ser aprendido em cada fase da vida.

Afetividade

Formação social e pessoal para a vida em sociedade baseada em relações humanas saudáveis e duradouras.

Valores e Princípios

Na Pedagogia Afetiva, são destacados doze princípios e valores. São eles:

  • Conhecimento
  • Transformação
  • Responsabilidade
  • Autonomia
  • Solidariedade
  • Respeito
  • Direitos e deveres
  • Democracia
  • Cidadania
  • Criticidade
  • Sensibilidade
  • Criatividade

Em suma, com base nesses três pilares, consolidou-se uma proposta educacional com foco na preparação social, emocional e cognitiva do ser humano para o exercício da cidadania e que contribui para o crescimento do indivíduo e da sociedade, para a continuidade da vida acadêmica e para o acesso às atividades