Fundação Padre Albino

Infantil

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A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui o início e o alicerce do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola normalmente marca a primeira separação das crianças de seus vínculos afetivos familiares, inserindo-as em um ambiente de socialização estruturada.

Nesta fase, as aprendizagens essenciais englobam comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências que promovem o desenvolvimento em diversas áreas de experiência. As interações e a brincadeira são consideradas pilares fundamentais no desenvolvimento infantil.

Alinhados aos Pilares Pedagógicos do Sistema de Ensino Maxi, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017) e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-1996), todos os direitos para o desenvolvimento global da criança estão assegurados na construção do conhecimento, não apenas na etapa da Educação Infantil, mas ao longo de todo o percurso da Educação Básica.

De acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, que são as interações e a brincadeira, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a fim de proporcionar condições adequadas para o aprendizado e crescimento das crianças. Esses direitos são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

A Proposta Pedagógica do Colégio Catanduva é organizada com base nos contos da literatura infantil, contemplando os campos de experiências propostos pela BNCC, permitindo assim explorar diversas possibilidades de aprendizagem. Por meio dos contos, que acompanham todo Material Didático do Sistema Maxi, oferecemos um conjunto de estratégias pedagógicas que incluem ludicidade e intencionalidade didática. Estas estratégias visam favorecer o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicossocial e grafo motor das crianças.

Educação Infantil
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