Torneio esportivo promove valores e integração entre os alunos. (Foto: Comunicação FPA)
De 13 a 22 de setembro, os ‘Jogos Interclasses’ do Colégio Catanduva envolveram alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
O objetivo do evento esportivo é, além de incentivar a prática esportiva, reforçar entre os alunos participantes os valores instituídos pela Fundação Padre Albino, mantenedora do Colégio. “Os jogos objetivam a integração, acolhimento, companheirismo e, principalmente, trabalho em equipe. Mas, todo início de jogos, conscientizamos os alunos da importância do legado deixado pelo Monsenhor Albino, como valores e atitudes que nunca devem ser esquecidos”, relata o Prof. Marcus Leandro Tambellini, que organiza as edições dos jogos junto da Profa. Ana Karina Cassoli Nardi, ambos educadores físicos do Colégio.
As modalidades desenvolvidas foram futsal, queimada, vôlei e basquete. "Foram 11 classes envolvidas, 28 jogos com cerca de 300 alunos participantes", explicou Ana Karina. A premiação das equipes vencedoras ocorreu no dia 22 de setembro, na quadra do Colégio. Além das equipes vencedoras, todos os participantes receberam medalhas.
“As atividades esportivas ajudam a desenvolver o espírito de cooperação, a disciplina, incentivam o trabalho coletivo e ampliam a noção de igualdade, autonomia, empatia. Auxilia, ainda, a lidarem melhor com os conflitos a reconhecerem e controlarem suas emoções”, disse a Fabiana Fiorim Checconi, diretora do Colégio Catanduva.
Os Jogos Interclasses acontecem dentro das comemorações da 32ª Semana Monsenhor Albino, organizada pela FPA, que este ano desenvolve atividades com o tema '50 Anos sem Padre Albino: ele vive através de suas obras’, em referência os 50 anos do seu falecimento, em 19 de setembro de 1973.