Fundação Padre Albino
2º ano do Ensino Médio do Colégio Catanduva desenvolve dinâmica sobre acessibilidade
Luiz Felicio Chaves
terça, 23 de abril, 2024

 

No dia 17 de abril, os alunos do 2º ano A e B do Ensino Médio do Colégio Catanduva se reuniram na telessala para participar da atividade "Acessibilidade urbana e as dificuldades das pessoas com necessidades especiais". O objetivo principal foi promover reflexão sobre o tema, cultivando empatia e solidariedade entre os estudantes através da dinâmica focada nas dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual ao se locomoverem e se orientarem no ambiente urbano. A atividade incluiu a exploração de técnicas para auxiliar pessoas com deficiência visual, como por exemplo, oferecer ajuda a alguém que necessite na rua. Essa proposta surgiu como parte de um projeto multidisciplinar que envolveu as disciplinas de geografia e de projeto de vida.

O projeto teve como base o material didático do Sistema Maxi usado pelo colégio, que aborda questões de cidadania urbana, acessibilidade e locomoção para deficientes visuais. No total 60 alunos do 2º ano das turmas A e B do Ensino Médio participaram da dinâmica, que foi integrada à proposta da apostila de Trajetória de Aprofundamento - Ciências Humanas, com destaque para a disciplina de geografia, ministrada pela Profa. Roberta Franzini e com a colaboração da Profa. Ma. Luciana Cione, responsável por conduzir e realizar algumas técnicas e dinâmicas para auxiliar deficientes visuais, como parte de suas aulas de ‘Projeto de Vida’, no 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.