No último dia 29 de agosto, o Colégio Catanduva e o curso de Pedagogia da Unifipa, em parceria, encerraram suas atividades do mês com a "I Mostra de Práticas Pedagógicas: Redescobrindo o Folclore". O evento foi realizado no Colégio Catanduva com o objetivo de despertar a curiosidade sobre a cultura popular, a identidade do povo e a história, estimulando o interesse pela rica diversidade cultural brasileira nas crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
A mostra teve a participação de pais, familiares e dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Catanduva que apreciaram os trabalhos folclóricos realizados pelos estudantes do 1º ao 5º ano ao longo do mês. Diversas oficinas, incluindo brincadeiras folclóricas, jogos, dramatizações e contação de histórias, foram elaboradas e conduzidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do curso de Pedagogia da Unifipa, sob a supervisão da coordenadora do curso, Profª Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, e da Profª Ma. Fabiana Fiorim Checconi, que também é diretora do Colégio Catanduva.
Para a Profª Fabiana Checconi, o folclore desempenha papel fundamental na Educação Infantil, pois ajuda as crianças a compreenderem a cultura popular de sua própria sociedade. "Trabalhar o folclore com as crianças tem como objetivo despertar a curiosidade sobre a cultura popular, a identidade do povo e a história, além de estimular o interesse pela diversidade cultural do Brasil", destacou. Ela também ressaltou a importância de proporcionar às crianças vivências e práticas pedagógicas que permitam a valorização das tradições e da nacionalidade.