Fundação Padre Albino
Colégio Catanduva lança projeto “Mala Viajante – Resgatando Valores” para incentivar leitura em família
Luiz Felicio Chaves
terça, 19 de agosto, 2025

No último dia 18 de agosto, o Colégio Catanduva iniciou o projeto “Mala Viajante – Resgatando Valores: Leitura, Família e Formação Humana” voltado aos alunos da Educação Infantil (4 a 5 anos) e do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano). A iniciativa busca aproximar escola e família, utilizando a literatura infantil como instrumento para o desenvolvimento socioemocional e o fortalecimento de vínculos afetivos.

A proposta consiste em uma mala contendo livros selecionados, cujas histórias abordam valores fundamentais como respeito, empatia, solidariedade, amizade, autocuidado e reconhecimento das emoções. O material é levado para casa, permitindo que pais e filhos compartilhem momentos de leitura. Além da atividade em família, os estudantes são convidados a registrar suas percepções por meio de desenhos, estimulando a interpretação, a criatividade e a expressão artística. Outro diferencial do projeto é a presença de um mascote lúdico que acompanha a mala. O personagem atua como símbolo de acolhimento, tornando a experiência mais envolvente para as crianças e reforçando a conexão entre literatura e afetividade.

Segundo a diretora do Colégio Catanduva, Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, a leitura em ambiente familiar vai além do aprendizado cognitivo. “O incentivo à leitura em casa proporciona ganhos não apenas intelectuais, mas também emocionais e relacionais”, destaca. Fabiana também ressaltou o trabalho das alunas estagiárias do curso de Pedagogia da Unifipa, responsáveis pela recente reestruturação da biblioteca da escola durante o período de férias. Segundo ela, a contribuição das estudantes foi essencial para criar espaço mais criativo e motivador para o hábito da leitura.

O projeto “Mala Viajante – Resgatando Valores” se propõe, assim, a unir literatura, família e formação humana. "Mais do que estimular a leitura, a iniciativa pretende contribuir para a formação de crianças críticas, empáticas e conscientes de suas emoções, fortalecendo o papel da escola como promotora de valores e cidadania", ressaltou Fabiana.