Fundação Padre Albino
Setembro Amarelo é tema da 'Escola de Pais' do Colégio Catanduva
Luiz Felicio Chaves
quinta, 02 de outubro, 2025

Com a participação de pais de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Catanduva deu continuidade, no dia 1º de outubro, ao 'Projeto Escola de Pais: Educar para Crescer – Colégio e Família Conectados para a Vida', desta vez com o tema “Setembro Amarelo: Cuidar das emoções também é amor”, conduzido pela psicóloga da instituição, Débora Regiana Garcia.

Durante a palestra, Débora convidou os pais a refletirem sobre a importância de abordar a saúde mental de forma responsável, não apenas no ambiente escolar, mas também no convívio familiar. Ela destacou a necessidade de criar espaços de escuta e pertencimento para os estudantes, identificar situações de risco e encaminhá-las de maneira adequada, reforçando o papel da família na promoção da saúde emocional dos filhos.

Os tópicos discutidos foram: o que é o Setembro Amarelo, como trabalhar a saúde mental nas escolas, o papel do professor e da instituição na prevenção, além de propostas de campanhas e projetos que incentivem a valorização da vida. Também foi apresentada a iniciativa 'Conviver e Integrar', voltada à educação socioemocional nas escolas.

Durante as atividades do Projeto de Vida, estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizaram pesquisas, diálogos e a construção coletiva de cartazes ilustrativos. Após a elaboração do material, com mediação da psicóloga, os alunos apresentaram o conteúdo em diferentes salas de aula, compartilhando as informações com colegas, professores e colaboradores. A ação alcançou aproximadamente 524 crianças e adolescentes, além de 60 colaboradores e docentes.

Para a diretora pedagógica do Colégio Catanduva, Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, a ação fortalece a parceria entre instituição e famílias. “Nossa intenção é trocar vivências e receber orientações para que possamos, juntos, colégio e família, orientar e conscientizar crianças e adolescentes a terem saúde mental equilibrada e um ambiente saudável dentro e fora da escola”, destacou.

O Projeto Escola de Pais – Educar para Crescer conta com a participação de especialistas das áreas de educação, psicologia e saúde. "Compromisso da instituição para a formação integral, pautada no conhecimento acadêmico e no cuidado socioemocional", ressaltou a diretora.